Ilhéus perde MSC Seaview para Maceió na temporadä de transatlânticos 20/21

Esse não aporta mais em Ilhéus
Daniel Capella

A MSC Cruzeiros anunciou a alteração de boa parte dos roteiros no litoral brasileiro. Revisada, a temporada não contará mais com o esperado MSC Grandiosa, mas terá três navios no Brasil, incluindo o MSC Seaview, inaugurado em 2018. Matéria publicada no portal World Cruises, assinada pelo jornalista Daniel Capella, informa que MSC Seaview troca Ilhéus por Maceió

Com as três embarcações, a companhia italiana oferecerá embarques em Santos, Rio de Janeiro, Salvador, Itajaí e Maceió. Este último, inclusive, se torna porto de embarque regular da MSC pela primeira vez. Um quarto navio também estará no Brasil, mas oferecendo embarques exclusivamente em Buenos Aires, na Argentina, e Montevideo, no Uruguai. 

Os novos roteiros ainda não estão totalmente disponíveis para reserva, mas já constam no site oficial da empresa.

Nordeste: MSC Seaview troca Ilhéus por Maceió

MSC Seaview terá três portos de embarque durante a temporada

No Brasil desde março, o MSC Seaview foi escalado para realizar os cruzeiros pelo Nordeste, que antes estavam previstos para o MSC Grandiosa. O navio da classe Seaside realizará sua terceira temporada no país, mantendo o título de maior a ser dedicado ao mercado nacional. 

O itinerário, no entanto, será diferente do original. Em vez de passar por Ilhéus, como antes previsto, o Seaview visitará Maceió. As outras paradas – Salvador, Ilha Grande e Búzios – não mudaram, mas agora serão significantemente mais curtas. Veja comparativo ao lado para mais detalhes. 

Além de Santos, será possível embarcar tanto em Salvador quanto em Maceió. A capital alagoana, inclusive, terá embarques regulares da MSC pela primeira vez. No passado, foi possível iniciar cruzeiros com a companhia na cidade apenas pontualmente. 

O primeiro embarque do Seaview em Santos está marcado para 28 de novembro deste ano. A última saída ocorre no começo de março, quando o navio deve retornar à Europa. 

Prata: MSC Musica troca Punta del Este ou Montevidéu por Itajaí

MSC Musica fará os embarques em Santos e em Itajaí

Também no Brasil neste momento, o MSC Musica realizará os roteiros de Santos ao Prata que antes haviam sido anunciados para o MSC Fantasia. Além disso, o navio assumirá os embarques em Itajaí, que antes seriam realizados pelo MSC Sinfonia. 

Para poder unir os dois portos de embarque em apenas um itinerário, a MSC precisou modificar os roteiros que eram comercializados até então. 

O roteiro original do MSC Fantasia tinha 7 noites de duração e fazia duas escalas curtas no Uruguai, em Punta del Este e Montevidéu, além de fazer pernoite em Buenos Aires. No total, o navio passava cerca de 30 horas na capital da Argentina. Já o itinerário do MSC Sinfonia incluía paradas em Ilhabela, Montevidéu e Buenos Aires, além de Itajaí, ponto de partida e encerramento da viagem. 

O novo roteiro manteve os dias de saída antes previstos. Em Santos, a viagem começa aos domingos, enquanto em Itajaí a partida se dá aos sábados. Assim, as datas dos cruzeiros não sofreram alterações. 

As paradas intermediárias, no entanto, sofreram alteração. Estão disponíveis duas opções diferentes, neste sentido. Uma delas visita Punta del Este e a outra Montevideo, enquanto ambas fazem pernoite em Buenos Aires. O período na capital argentina, porém, diminui das 30 para 24 horas. Veja mais detalhes na tabela a cima. 

A primeira viagem do MSC Musica na temporada está prevista para dezembro. O navio retorna à Europa em março. 

MSC Preziosa e MSC Sinfonia completam temporada

MSC Preziosa teve apenas travessia Europa – Brasil cancelada

Além do MSC Musica e do MSC Seaview, o MSC Preziosa e o MSC Sinfonia também estarão na América do Sul, oferecendo embarques em Rio de Janeiro, Santos, Buenos Aires e Montevideo. 

No Brasil, o MSC Preziosa foi o único navio que manteve sua programação praticamente intocada para 2020/2021. A única alteração está relacionada à travessia Europa – Brasil, que não será mais realizada. 

Como originalmente previsto, no entanto, a embarcação da classe Fantasia realizará embarques majoritariamente no Rio de Janeiro. O programa inclui cruzeiros mais longos ao Prata, viagem de uma semana ao Nordeste e cruzeiros curtos pelo Sul e Sudeste. Em dezembro e março ainda realiza mini-cruzeiros a partir de Santos. 

Já o MSC Sinfonia, que antes serviria o Sul do Brasil, com embarques em Itajaí, agora ficará baseado em Buenos Aires. Fundeado em Salvador desde maio, o navio da classe Lirica deve seguir para a capital argentina em novembro. 

Por lá, substituirá o MSC Orchestra, com viagens rumo ao Brasil e Uruguai. Os itinerários, no entanto, serão revistos, com acréscimo de Itajaí às escalas e novas durações.